domingo, 28 de janeiro de 2018

Trinca dos Infernos - Downhatta, Two Old Men e Hierarchical Punishment - Dakota - 26/01/2018

Antes de continuar as resenhas dos últimos discos adquiridos e aproveitando que Muddy Waters está tocando um blues mais inspirado do que nunca, vou falar sobre o feriado da cidade de Santos. Num dia chuvoso e abafado me dirigi ao excelente pico Dakota, estúdio localizado no canal 4 encima do Bar do Jorge para beber algumas cervejas, conversar com os amigos e de quebra ver 3 shows bombásticos. O evento foi gratuito, ou seja, as bandas apenas fariam seus shows pelo amor ao estilo que tocam. Bandas estas que proporcionaram um verdadeiro ataque metálico, cada um a sua maneira, sem competições ou ataques de estrelismo. Afinal de contas, estamos no underground e no underground não é permitida a presença de pessoas metidas a besta ou mesmo aquelas que se acham demais. Com um mainstream cada vez mais fadado a extinção por conta dum público retardado e "artistas" cada vez menos influentes, as bandas independentes estão cada vez mais adquirindo força e se unindo para mostrar a força de bandas nacionais que fazem a diferença. E não foi só na sexta que tivemos eventos assim. No sábado houve também a ida de bandas da baixada para Votorantim para mais uma vez mostrar o quão fortes estão as bandas daqui. Falando a verdade, não precisamos de bairrismos musicais. Todos estão no mesmo barco. Santos, São Paulo, Brasil.
Iniciando a noite os paulistas do Downhatta e seu metal pesadíssimo agregado a fúria do hardcore e a brutalidade do crust. Divulgando seu disco de estréia, Acorde para a realidade, Antônio ( guitarra/vocal), Luiz ( baixo) e Anderson Lima ( bateria) detonaram um puta som explosivo, contundente e provocador. Uma das maiores armas que possuímos é a contestação, a arte de falar acerca do que vemos ao redor e não tem como falar do cotidiano tocando mpb com um violão e uma voz fraca. Além de ótimos músicos, o trio esbanjou simpatia e estavam bem contentes por estarem tocando ali para todos. Resultado: um show aonde público e banda saíram satisfeitos. E que brutalidade é o batera Anderson Lima !!!!!!!!
E na sequência foi a vez do duo Two Old Men mandarem seu evil rock ( ou black n´roll ?) de muita qualidade. Claudio Cardoso ( guitarra/vocal) e Paulinho Ferramenta ( bateria/vocal) mandaram um show aonde o espírito rocker predominou todo o show. Claudio além de seu vocal bem particular é detentor de riffs certeiros aonde consegue transitar entre o black metal old school com aquele toque rocker. Tio Lemmy certamente estaria bem satisfeito vendo o show desses camaradas... Um show que deve ser assistido caso tenha uma chance. E Paulinho é um dos melhores bateristas do mundo, diga-se de passagem.
E fechando a noite tive a imensa felicidade em ver o quanto o Hierarchical Punishment está entrosado e tocando com uma ferocidade maravilhosa. Em pleno vapor nas gravações do novo disco e empolgados com o grande momento vivido pela banda, Podrão ( vocal), Grell e Edismon ( guitarras), Morto ( baixo) e Batata ( bateria) realizaram um dos melhores shows e posso dizer que dos shows que eu vi, este foi disparado o melhor show da banda do qual assisti. Uma pedrada atrás da outra, sem descanso ou respiro. E Podrão falou algo bem interessante: independente do estilo, todas ali representavam o extremo. Todo e qualquer som pesado e contestatório pode ser extremo do punk ao grind. Ainda teve tempo para Fuck you ( clássica), The choice além do cover do Extreme Noise Terror aonde a banda consegue transformar algo caótico originalmente numa bomba atômica potente e devastadora. E sem desmerecer qualquer integrante mas numa banda é necessário sempre daquele integrante essencial, o maestro da desgraça toda e no Hierarchical atende pelo nome Grell. Um músico para ser O músico não precisa de mais nada. Ele apenas precisa plugar sua guitarra e determinar a sonoridade duma banda.
Encerrada a noite, fui para casa feliz por ter assistido bandas fantásticas ao lado de amigos e a hospitalidade do Dakota que está de parabéns. Histórico!!!!!!!


Downhatta, Two Old Men e Hierarchical Punishment em ação.

Um comentário:

  1. Muito foda metal brasileiro....😎 Tive a oportunidade de dicidir o palco com ambas as bandas foda d + sucesso na caminhada manos ....

    ResponderExcluir