terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Rot - Old Dirty Grindcore 2007 - 1991

Algumas bandas acabam virando clássicas, verdadeiros ícones de toda uma geração de garotos que pegam a fórmula criada e a levam para caminhos cada vez maiores e pútridos. Quando duas bandas começaram a dar forma, o estilo que iam fazer não existia, sendo assim os pioneiros de toda esta desgraça musical ( no bom sentido). Quando o Carcass e o Napalm Death viraram bandas e gravaram seus clássicos, o embrião do grindcore estava criado e nada mais poderiam fazer quem não gosta deste tipo de som ou por achar barulhento demais. Foi quando uma banda brasileira pegou tais influências e com um toque de doença barulhenta criaram a entidade do grindcore nacional chamada Rot. O Rot gravaram inúmeros discos, splits, eps sozinhos ou em parcerias com algumas bandas, entre elas a igualmente seminal Agathocles. Pra você que simplesmente ouve barulho saiba que o grindcore é um dos estilos em que mais as bandas são prontificadas em realizarem o que eu chamo de processo cultural. Antenados com o que rola na sociedade, o estilo é brutal e urgente justamente para colocar para fora ta a insatisfação, toda a indignação para com uma sociedade cega e acéfala. Estamos caminhando para o abismo e não estamos nos dando conta. Cada vez mais estamos vendo pessoas brigando por causa de políticos, desfazendo amizades por causa de opinião partidária. Mal sabem estas pessoas que, fazendo isso, estão justamente fazendo o que todos estes canalhas querem: um povo desunido e cada vez mais burro. Sabe porque existem programas de baixa qualidade como a maior porcaria delas, o BBB? Para que você, preocupado em votar em candidato, esqueça da situação do país e permaneça alienado. Pessoas que se preocupam com futilidades e não estão nem aí com nada. Comemoram a prisão do Lula mas querem ter o Bolsonaro como salvação. Comemoraram o impeachment da Dilma mas esquecem que temos um dos piores governadores que São Paulo já teve.
Mas enfim, isso são coisas que cada um precisa ter para si. Não quero ficar aqui pregando nada disso, apenas mandei um lembrete.
Dentre as 71 faixas do primeiro disco e das 79 do segundo, ficaria impossível citar todas elas mas quem conhece o Rot sabe o irá encontrar mas algumas exemplificações podem e devem serem lembradas como Sunny days nostalgia, Going down the drain, Wonderland, 33/45, Your lie is gone entre tantas outras. Por ser duplo, trata-se de um grande resumo, um arquivo histórico duma parte mais underground do rock brasileiro.
Longa vida ao Rot, Hierarchical Punishment, No Sense, entre outras do grindcore nacional, que sejam eternamente lembrados por trabalhos de real significado a cada um de nós. Enquanto houver resistência, nada estará perdido. Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário