terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Charlie Brown Jr. - Quando nos libertamos de preconceitos, a vida fica bem melhor.

Numa das últimas resenhas, eis que chegou o momento de finalmente ouvir mais um pouco desta saudosa banda sem preconceito e com a mente bem mais aberta. Todos sabem o quanto gosto do Acústico MTV. Acho um dos melhores discos da emissora neste formato e sim, foi o momento em que banda estava em seu auge. E um dos grandes responsáveis pelo sucesso da banda atende pelo nome de Alexandre, mais conhecido como Chorão. Sim, o restante da banda era competente pra caramba, os caras tocavam muito. Como não citar um baixista como o Champignon ou mesmo um baterista do calibre de Renato Pelado? Ou os guitarristas Marcão ( ex- Last Joker ) e Thiago ( atual Aliados ) ? Todos eles e mais os músicos que tocaram quando a banda se resumiu ao Chorão como o Pinguim ( um dos maiores bateristas brasileiros) ou mesmo o Graveto. No geral, todos os caras que passaram pela banda fizeram bem seu papel na banda. Mas, isso não seria possível sem Chorão.
Como todo ser humano da face da Terra, Chorão tinha seus defeitos mas quer saber? Que atire a primeira pedra quem nunca errou na vida? É certo que o mesmo protagonizou algumas atitudes épicas mas ao mesmo tempo foi um cara que nunca foi hipócrita ou mesmo mascarado, falso. Quando aquele babaca do Los Hermanos disse que " se for para fazer sucesso tem que ser igual ao Chorão, prefiro tocar no porão da minha casa" ele foi um tanto arrogante e num sinal nítido de inveja isso sim. Prefiro o Chorão do que o protótipo de Chico Buarque do Marcelo Camello. E olha que eu já defendia o Chorão mesmo antes de eu curtir mais o Charlie Brown Jr. O típico caso de quando o mito fica maior que a banda ou mesmo a música que sempre fez.
Quando soube de seu falecimento, numa manhã triste diga-se, aquilo me deixou bastante pra baixo, foi como se um irmão meu tivesse ido embora. Desde então o rock nacional ficou mais vazio e deixando espaço para pseudos artistas tomarem conta, deixando orfãos toda uma legião de garotos e garotas sem um porta voz. E recentemente adquiri esses 4 disco da banda e ouvindo tive uma sensação bem melhor. Talvez por ter ouvido fora daquele furacão, as músicas soaram bem melhores desta vez e lá estava ele cantando suas letras verdadeiramente reais e que ( realmente ) retratavam nossa realidade. Ele não precisou ser poeta, longe disso. Uma das grandes táticas de Chorão foi de simplesmente conversar com todos através das letras mostrando a todos que era igual a todo mundo e não tinha nada de ser popstar ou qualquer babaquice do gênero. Cheguei a cumprimentar o Chorão algumas vezes aqui na cidade e lhe digo: era um cara humilde, um dos poucos artistas dos quais me davam prazer de parar para falar. E quem não se lembra da nobre atitude dele para com nosso amigo Tarso Carnal ( Carnal Desire) ? Já sendo quem era, o mesmo não esqueceu de sua amizade com o nosso Tarso e o ajudou numa época muito ruim para o nosso Carnal. Legal não é ? Para alguns isso não valeu de nada pois quando gostam de lembrar do Chorão, só lembram das coisas erradas como se todos fossem puritanos.
Voltando aos discos, Transpiração Contínua Prolongada de 97 foi o primeiro e colocou a banda no mainstream após demos gravadas, inclusive com outro nome e com um som bem mais pesado que quando mudou seu som para o que conhecemos hoje. O coro vai comê !, Tudo que ela gosta de escutar, Gimme o anel, Quinta feira e  Proibida pra mim viraram hinos para uma garotada e merecidamente tiveram seu lugar ao sucesso. Outras pérolas do lado b podem ser citadas aqui como Aquela paz, Lombra ou mesmo faixa que dá nome a banda, que encerra o disco.
Preço Curto Prazo Longo vem em seguida e mais um desfile de clássicos como Confisco, Zóio d lula, Te levar entre outras desfilam uma sonoridade bem única que poderia desagradar alguns mais é verdade que muito moleque começou a ouvir rock graças a estes discos. Outra faixa muito foda é Não deixe o mar te engolir aonde Chorão fala dum modo direto e sem frescuras.
Nadando com os Tubarões é outro disco fabuloso e desde já a porrada Rubão incia a festa que ainda conta com Não é sério, Tudo mudar, O penetra além de Ouviu se falar. O disco ainda possui participações da cantora Negra li e da turma do RZO, mostrando que o rap e o hip hop aliado ao rock pode ser uma daquelas uniões fortes contra o sistema engolidor de pessoas.
Finalizando a resenha, temos Bocas Ordinárias de 2002 que trouxe Papo Reto, Só por uma noite, My mini ramp ( um hardcore sensacional), a regravação de Baader - Meinhof blues ( Legião Urbana) e Hoje eu só procuro a minha paz. Neste disco, o guitarrista Thiago não estava mais na banda tornando o Charlie Brown Jr. um quarteto e que com esta formação foi gravado o já citado Acústico da Mtv.
Hoje Charlie Brown Jr. tornou-se numa lenda que sempre será lembrada. Chorão e Champignon não fazem mais parte deste mundo e não me interessa comentar como foi o fim ou se procuraram por isso ou não. O que interessa aqui é o lado artístico e estas obras que ficarão para sempre no coração e na memória dos fãs. Gostando ou não, eles foram uma das mais fortes entidades roqueiras neste país, sendo surdo ou ignorante quem simplesmente discordar disto. Por que uma coisa é não gostar e você tem todo o direito de não gostar do som praticado por eles. Agora, simplesmente querer apagá-los da história.... Desculpe mas ninguém terá este poder. Um legado será sempre um legado e nada podemos modificar. Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário