segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Frank Zappa aparece mais uma vez em 3 discos soberbos.

Sim, parei o tempo. Estava precisando para um pouco com as minhas obrigações do dia a dia. E hoje um assunto do qual não convém falar aqui veio a tona e confesso que fiquei ligeiramente puto com tal conversa. Não vou citar culpados ou inocentes ou mesmo o que ocorreu mas tenho que sempre lembrar as pessoas que me acompanham: não se espantem com NADA que irão ler aqui. Se há algo do qual não sou dotado é de hipocrisia ou até puxa saquismo agudo. Falar bem somente para agradar não foi e nunca será meu lema. Mas, falar mal para ter uma certa "fama" também não é legal. A música foi inventada lá atrás para unir as pessoas e não para desunir. Sim, há coisas das quais não sou apto a sentir amor e carinho mas não fico falando toda hora. Lembre-se que na história mundial, quem ficava martelando a mesma ideia na tua cabeça recebia o honorável nome de ditador.
Sim, estamos numa era em que é legal falar mal para se sentir bem. Se para alguns isso é recompensador, para mim não agrega nada a vida. Falando sobre nosso artista citado, não é das tarefas mais fáceis gostar da obra de Zappa até porque a genialidade caminha lado a lado com uma maluquice sensacional aonde o senso de humor precisa estar num nível acima dos 50 % senão a chance de não curtir é bem grande. Ouvi dizer que Frank Zappa não pode ser considerado rock. Porque? O rock virou manual básico de bom mocismo e ninguém me disse nada? Desde quando isso... Se o Zappa não é rock eu não sei. Acho que ele mesmo não ia aguentar certas imbecilidades de rotular sua rica música já que Mr. Z sempre foi um ser multifacetado e sempre pronto para mais alguma aventura musical, gostando ou não do ia sair. Portanto, caso fique nessa de rótulo, mude de blog e vá ler algo manjado.
Iniciando esta trinca temos o estupendo disco Freak out juntamente com o Mothers of Invention que foi lançado em Julho de 66 mas engana-se que esta foi a primeira coisa que gravou pois Zappa já atuava em outros projetos e bandas. Aqui temos uma música divertida e indo contra a maré sempre pois ao contrário de algumas pessoas mal humoradas, Zappa sabia como ninguém falar mal de quase tudo sendo engraçado. E aqui temos faixas do calibre de I ain´t got no heart, How could be i such a fool, I´m not Satisfied entre outras faixas bem sacadas tanto musical quanto lírica.
Outra obra digna de conhecer é Joe´s garage. De 79, este disco dividido em 3 atos, temos Zappa narrando o que acontecia na garagem do tal Joe e mais faixas malucas porém sublimes como On the bus, que é muito bacana e sarcástica. Aliás, é algo difícil entender as piadas de Zappa mas você acaba rindo mesmo assim pois o segredo aqui é se divertir. Mas, em meio a outras faixas como Catholic girls temos uma das mais lindas canções feitas na face da Terra e ela se chama Watermelon in easter hay. Trata-se dum instrumental e o solo doce de guitarra e forte candidata a rolar naqueles finais de tarde na leitura de algum bom livro. Viram? Os malucos também amam....
Finalizando por ora a audição da obra deste gênio, tenho em mãos Them or us de 84 e dá-lhe mais musicalidade aliada a bizarrice positivamente falando. E faixas como In France, Sinister footwear II, Stevie´s spanking entre outras belezas da arte mais bela do mundo. Uma curiosidade: nesta época já despontava para o sucesso um certo Steve Vai que ouviu os conselhos do professor e se tornou um dos caras mais criativos dos quais tenho notícia mas que ao mesmo possui uma chatice mas que não deixa minha pessoa desrespeitar este mago da guitarra. O disco fecha com uma versão amalucada de Whippin´post do The Allman Brothers band que ficou no mínimo inusitada mas vindo de quem veio... isso é Frank Zappa.
Pois é meus amigos e minhas amigas, agora posso dormir com a consciência tranquila de um dever cumprido com a música e sempre alertando o quão é importante gostar do que você realmente gosta e não do que os outros querem que você ouça. E mais uma vez agradeço a este senhor por me enriquecer e cabe uma frase importante: se alguém chegar perto de você e disser que é perfeita, corra imediatamente. Pessoas assim me dão medo. Frank Zappa também fugiria de gente assim....

Nenhum comentário:

Postar um comentário