segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Yes - 90125

Do metal ao progressivo, o rock possui uma diversidade rica de gêneros e bandas e só fica numa só vertente quem quer ou mesmo ser limitado culturalmente. E estamos falando duma banda que soube como poucos mudarem seu som sem perder a essência criativa. Todos sabemos que as bandas dos anos 70, seja prog ou não, tiveram que se adaptarem aos anos 80 para continuarem sobrevivendo. Algumas ficaram no meio do caminho enquanto que outras souberam criar ou mesmo recriarem suas carreiras musicais mesmo com a ira dos fãs mais radicais. Uma das bandas que conseguiram o feito disso foi o Yes. 90125 é um disco que, ainda que possua algumas nuanças progressivas, teve uma mudança na sonoridade. Ficando mais pop ou mesmo aor, aqui as faixas não eram mais quilométricas possuindo agora tempos mais acessíveis ao ouvinte da época. O começo do disco não restava dúvidas da mudança: Owner of a lonely heart possuía seu andamento pop mas ainda assim com muita qualidade e pronta para o comercial do cigarro da época. E é uma baita música!!!!! Hold on é outra obra de arte com vozes e instrumentos trabalhando num único foco, que é manter o ouvinte feliz e satisfeito pela escolha de ouvi-los. It can happen mantém a pegada mas Changes é papelão. Que som!!!!!! Cinema é outra obra maravilhosa e antecede a pop Leave it, talvez a mais pop e menos rock do álbum mas quer saber? Aqui temos qualidade da mesma forma, então....
E o que dizer sobre Our song, City of love e o grand finalle com a simbólica Hearts? Não, não consigo e nunca irei conseguir chegar numa definição para cada uma delas mas fiquemos com "perfeitas". Aí você pega o time que gravou e se pergunta: Se Deus fosse um ser humano ou mais seres humanos, quem seriam? Jon Anderson, Chris Squire, Trevor Rabin, Alan White e Tony Kaye seriam alguns nomes de Deus aqui na Terra caso o Ele fosse de carne e osso.
E pensar que um dia disse que o Yes era chato.... Erros são cometidos mas podemos nos redimir dos nossos próprios não é mesmo? Grande disco!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário