sexta-feira, 27 de maio de 2016

Ratos de Porão - Centro Cultural Vergueiro - 26/5/2016

Um dia como qualquer outro. Este seria meu feriado. Com certeza iria no gonzaga comer algo, sentar no pátio iporanga e ler meu livro que estiver no momento disponível para degustar um pouco de boas palavras e ser um ser digno e ter um pouco de caráter e isso não inclui ouvir certos lixos musicais ou bancar o demente na sala de aula duma faculdade. Mas, ao abrir o facebook, contatei que teria um show gratuito do Ratos no Centro cultural mediante programação nesta época da virada cultural, aonde inúmeros shows gratuitos acontecem. E um show do Ratos de Porão é sempre bem vindo pois temos sempre a garantia de pancadaria sonora um set list sempre pronto para curtir e sair mais inteligente e pronto para as armadilhas que os donos do poder tentam nos impor, nos tornando reféns deste sistema falido. Sim, eu fico pilhado quando saio do show dos caras pois um show do Ratos não é somente um show. É sim um local para fazer você parar um pouco e ver o quanto é enganado como foi o impeachment da presidenta Dilma arquitetada por uma meia dúzia de cidadãos interessados em "nos ajudar e trazer o emprego e dinheiro para o trabalhador". Se você acreditou que esta atitude golpista foi de imensa vantagem e acha que tudo será melhor daqui para a frente você é um tremendo sonhador. Claro, quero muito que o país melhore e algumas coisas já estão acontecendo mas ainda há muitas anormalidades como a idolatria a um tal de Bolsonaro ( ou Bolsomito como alguns pregam por aí) e a opinião de um cara como Alexandre Frota que num programa de televisão assumiu inDIRETAMENTE que forçou uma garota a transar com ele. Fora algumas opiniões cretinas acerca de estupro como por exemplo achar que  uma mulher que  sai de mini saia ou simplesmente sexy e bonita deve ser estuprada com a desculpa de estar "provocando" o cara em questão que estiver passando na rua. Um cidadão que possui esta linha de pensamento simplesmente não tem mãe ou mesmo irmã ou é casado com uma árvore.
Há quem ache o tal do Temer o salvador da pátria. Por esta nem Sassá esperava.... Enfim, o importante foi o que passei um dia sensacional e mesmo dando créditos a mim por organizar a barca, tenho que agradecer o meu brother Alex Bico pela carona dada a mim e ao Boka, também conhecido por ser o batera do Ratos e um dos melhores no referido instrumento.
Chegando ao local, entramos e eu e o meu brother Bico conferimos a passagem de som e ver a parte instrumental da banda executando Contando os mortos já arrepiou e indicou que o show prometia ser antológico. Só faço um adendo ao local aonde aconteceu o show. Num palco baixo, com cadeiras em volta e num espaço pequeno, ali dava para realizar um show de mpb. Agora, um show do Ratos... Felizmente, a única treta foi realizada na hora da entrada aonde chegaram a quebrar a porta de entrada que dava para o saguão. Não justifica este ato de vandalismo, pelo contrário. Mas, poderia ter ocorrido num locam mais espaçoso. Ou eles acharam que o povo ia assistir um show de Hardcore ultra pesado sentados e comendo uma pipoca? Enfim, apesar disto, o resto foi alegria imensa.
Voltando aos palcos após uma breve parada para alguns caras cuidarem da vida particular, o Ratos aqueceu o corpo para alguns shows que irão ocorrer na Argentina e na Europa aonde irão tocar o clássico disco Anarkophobia na íntegra em comemoração dos 25 anos do disco e que mudou um pouco a minha vida para melhor.
Mesmo não rolando o disco inteiro ontem, algumas pérolas foram tocadas como Ascensão e Queda, Igreja universal, Anarkophobia e Sofrer, esta última meu hino imortal. Outras pedradas foram executadas como Amazônia nunca mais, Vida animal, Aids pop repressão, Beber até morrer, Crucificados pelo sistema, Morrer, O dotadão deve morrer, Diet Paranoia, Crocodila entre outras obras primas da desgraceira musical. Achei foda a execução de sons do mais recente disco dos caras, o animal Século Sinistro como Grande bosta, Conflito violento e Viciado Digital que é um tapa na cara de quem não sai do telefone porque o Whatsapp é "útil". Útil é pegar um livro bacana ou uma revista da mesma qualidade e se aprofundar em algo legal que não seja ficar com a cara num celular e ignorar que há uma vida para curtir. Há muita merda por aí no mundo real. Por outro lado, há sim uma vida sensacional como meu brother Bico que possui uma família maravilhosa constituída da sua esposa, uma guerreira de bater palmas e filhos orgulhosos dos pais que possuem.
Comentar a performance de cada um no palco é chover no molhado mas é sempre ótimo ressaltar a segurança de Gordo no vocal e nos discursos sempre diretos e ácidos assim como a guitarra sempre avassaladora de Jão e a cozinha mais perfeita que a banda poderia ter com Juninho no baixo e o já citado Boka na bateria. E após o show ainda ter o privilégio de ir ao camarim e poder trocar uma ideia de igual para igual com eles é algo foda pra caralho!!!!! Não é aquela coisa pentelha de fã retardado pois eles mesmos não querem esse tipo de comportamento tamanha é a humildade dos caras.
Enfim, um dia de feriado que poderia ter sido apenas um dia para descansar tornou-se uma das noites mais felizes da minha vida. Apesar de estar falando dum show do Ratos, é com a paz e a calmaria de Águas de março na interpretação de Elis Regina e Tom Jobim que encerro esta resenha na maior felicidade. Longa vida a João Gordo, Jão, Juninho, Boka, Alex Bico, Patrícia, Elis Regina, Tom Jobim e a todos que me fazem feliz de uma certa forma ou de outra. Já o Temer.... Ah deixa pra lá este verme. Boa noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário