domingo, 13 de novembro de 2016

Guns n´Roses - Allianz Parque - 12/11/2016

Eu sinceramente estava pensando, logo após o término do show, como ia escrever esta resenha sem ficar emocionado. Estou mais sossegado, descansei, e assim resolvi digitar algumas considerações acerca desta noite que, com exceção da chuvinha, foi a mais bela da minha vida. Sim, vi inúmeros shows sensacionais, ainda tenho alguns para ver mas para superar o que assisti ontem será difícil, muito difícil.
Fazendo um breve resumo do que o Guns n´Roses significa para este tio, volto lá pelos anos 90, quando uma nova banda estava despontando para o mundo e estava angariando mais e mais fiéis para esta religião comandada pelo porta voz Axl Rose. Como qualquer artista em evidência já tinham aqueles pentelhos que achavam legal falar mal da banda e não era difícil ter pessoas taxando de modista quem curtia a banda. Bom, uma coisa tenho a dizer: que se fodam pois estou aqui falando da banda em 2016 e só mostra  que a "moda" ainda não passou. E lembrando aos detratores que Appetite for Destruction completa 30 anos ano que vem.... O Guns foi a minha banda preferida durante muito tempo e mesmo não estando mais no meu pódio ainda me arranca emoções ao ouvi-la pois suas músicas passaram naquele teste que só o tempo determina quem é quem e o estádio do time verde mostrou que a moda está longe de passar. Falando exclusivamente de Axl Rose, o que este cara significa em minha vida é algo sem tamanho para determinar o quão importante é este cara em minha vida. Sim, ele sempre foi conhecido pelos seus ataques de nervosismos mas olhando para isso eu vejo o contrário: um cara que não aceita tudo que falam, um cara que possui uma personalidade própria e forte. É claro que sua personalidade difícil acabou causando a separação da banda mas mesmo assim ele fez o que quis e driblou gravadora, empresário e toda a indústria musical mandando um foda-se bem grande para tudo isso. Ah, eu li comentários sobre o cara "não estar mais bonito como antes" ou " está gordo". Um lembrete para essas idiotas: Axl sempre cagou e andou para este lance de ser o galã. E agora mais do que nunca, ele quer estar no palco apenas para fazer o que gosta: música. Rock não é para ser bonito e sim subir num palco e quebrar tudo.
Sim, teve uma época em que não acreditava mais no Axl, neguei completamente a minha presença nos shows que o então Guns vinha fazendo no Brasil pois não via aquilo como sendo o que um dia eu acreditei. Dj Ashba pode ser um baita guitarrista do Sixx A.M. mas o guitarrista do Guns chama-se Slash. O mesmo vale para Bumblefoot, cabeça de pipoca.... Slash toca melhor do que todos estes com um braço só.
Anunciada a reunião, fui conferir em vídeos os primeiros shows e a minha ida ontem foi o que eu pude constatar: os shows estavam matadores e Axl cantando muito, renovado e pronto para mais uma chance de colocar a banda no lugar certo: no topo.
Portanto, o clima para assistir este acontecimento histórico estava ótimo em volta do estádio que ainda rendeu uma ida ao Shopping Bourbon para um rango e ainda um café. Dentro do local, com os amigos, o clima estava mágico e quem curtis mesmo era notado. Sim, tinham um monte de paraquedistas que estavam ali pela "balada" mas este é o preço que temos que pagar pela grandiosidade da banda.
O show de abertura que pertenceu a Plebe Rude foi boa, bem executada e algumas músicas conhecidas aqueceram a galera. Agora, o que não cola mais são os discursos de que " foram escolhidos pela própria banda para abrir os shows" ou " que é uma honra estar aqui dividindo o palco com o Guns" entre outros blá blá blas que não convencem mais. Todo mundo sabe que estas bandas de abertura, em sua maioria, são cobradas para abrir shows internacionais e mais ainda: duvido que o Clemente seja realmente fã de Guns. Me poupe....
Aí veio a ansiedade, a espera pelo show do ano, pelo show da minha vida... Entrando PONTUALMENTE no horário, a banda já iniciou a festa com It´s so easy e foi difícil conter a emoção, estava enfim assistindo um show do Guns n´ Roses!!!!!! E foi assim até o final e neste momento todo rolou outras pérolas enigmáticas do rock como Estranged ( porra!!!!), Coma ( surreal), Civil War, Welcome to the jungle, Live and let die, Better, Chinese Democracy, entre outras que até o final apoteótico com Paradise City rendeu momentos de alegria dos quais nunca mais irei esquecer.
Outra coisa bacana foram os covers, em destaque o trecho de Layla tocado pela banda e com Axl no piano para anteceder outra grande momento com a faixa November Rain, cuja obra prima pode ser dita como épica. Nightrain foi outro grandioso momento, puta riff maravilhoso, solo, tudo.
Faltaram sons? Sim e não há problema algum nisso pois uma banda com a bagagem que o Guns possui acaba faltando sempre alguma faixa. Para mim não faltou nada e posso descrever esta noite como uma noite daquelas que farei questão de contar para meus sobrinhos. Curriculo Vitae? Eu tenho. Não fui gerente nem presidente de nenhuma corporação. E nem ligo, sabe por que? Porque shows assim valem mais do que qualquer promoção, trabalho, esposa, filho....
E vou encerrar por aqui pois lágrimas estão correndo de meus olhos neste exato momento. Obrigado Guns n´ Roses!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário