sábado, 29 de abril de 2017

Jimi Hendrix - Electric Ladyland / Band of Gypsys.

Estou aqui em casa. Não, não estou doente nem triste. Eu sei que hoje é sábado e de regra todo sábado as pessoas saem para beber e se divertir. De uns tempos para cá meu divertimento de sábado tem sido em casa, no aconchego do meu quarto e ouvindo o que eu gosto. Não há barulho de pessoas conversando, gritos, fumaça de cigarro nem cheiro de cerveja nem visões de banheiro vomitado. Com o tempo a gente aprende que certas coisas podem ser mais simples do que você imagina. Seasick Steve está no som e ao som destes caras divertidos com seu blues sensacional, vou falar deste que é o big boss máximo do rock n´roll. Sim, um dia eu falei que não gostava de Hendrix mas não consegui sustentar por muito tempo esta birra com o negão. Ouvindo estes dois discos entre ontem e hoje, conclui que Jimi Hendrix é o cara. Não no sentido de sarro mas ele é realmente é o God, o Deus que fazia sua guitarra chorar, gritar, distorcer. Pude comprovar nesses álbuns o quão poderosa era sua música e que continua tão atual quanto foi lançada na época. Fora seu talento na guitarra, Hendrix possuía outro talento: seu vocal. Cantando de um modo todo dele, o cara tinha a manha de incorporar o lado soul que todo negão tem que ter, a raiz sensacional dos mestres do blues com a galera excepcional do movimento da motown com aqueles grupos de vocais que tocavam a alma de quem gostava de algo sentimentalmente único e verdadeiro.
Começando por Eletric Ladyland temos a banda que foi montada na época chamada The Jimi Hendrix Experience aonde o cara foi acompanhado por Mitch Mitchell na bateria e Noel Redding no baixo e que time!!!!!! Nesta edição em cd/dvd temos algumas pérolas musicais como Have you ever been ( to eletric ladyland) que começa de forma sutil, naquele climax abrindo um vinho e prometendo para a companheira uma bela noite. Crosstown traffic mantém a bela sequência e que tema sensacional!!!! E o que falar das "Voodoo´s" ? Voodoo chile e Voodoo child simplificam o que significa Hendrix para o rock. Temas fortes, aonde a guitarra pesada junta com a cozinha precisa e pesada, chegando a pensar que este trio já fazia stoner antes do termo existir. Impressionante é pouco. Cheguei a conclusão conversando com meu amigo Mauro que estes caras não eram da Terra e sim alienígenas deixados aqui para praticarem o bem aos nossos ouvidos e corações. Outras faixas sensacionais estão aqui como Rainy day, dream away , House burning down além da incrível versão de All along the watchtower ( Bob Dylan) aonde ele deixou sua marca.
Mas mesmo assim quando eu achei que já tinha ouvido o suficiente, veio na sequência para minha audição ser limpa e protegida contra impurezas outro disco sensacional aonde Hendrix juntou suas forças com Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria e com este time saiu a Band of Gypsys e um show gravado no Fillmore east na virada do ano de 69 para 70. E o que tenho a dizer? Mais uma aula de como tocar guitarra, mais uma aula de como se tocar rock com fúria mas ainda assim não esquecendo de algo chamado feeling. Who knows, Machine gun, Changes, Power to love, Message to love ( o negão gostava do amor) e We gotta live together formam o track list o que temos é uma banda afiada fazendo algo maravilhoso, tocando com um amor a música que chega a ser tocante.
Finalizada a audição desses dois discos, devo sim um pedido de desculpas por ter falado besteira este tempo todo mas tive tempo de me redimir do pecado andava cometendo e hoje fico mais sossegado por ter tido a chance de ouvi-lo tocando guitarra e cantando lindamente.
Ele está no topo do rock e deve ficar lá por toda a eternidade. Vida longa a música de Jimi Hendrix!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário