quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Elis Regina - Original Album Series

Voltando a mais um apanhado de discos legais dos quais tenho um imenso prazer em ouvir sempre, venho com um dos melhores boxes desta série que engloba uma grande parte dos grandes artistas e não poderia deixar de ter a série com a minha cantora favorita de todos os tempos. Eu já teci inúmeros elogios, declarações amorosas entre outras coisas ótimas e a experiência de ouvir esta mulher cantando para mim em meu humilde quarto é uma das mais belas que qualquer ser humano poderia ter a chance. Fui ver o filme sobre ela e após 4 vezes no cinema, conclui que Elis foi o que foi e não seria diferente para esta gaúcha que desde cedo já mostrou a que veio. Sempre determinada a ser a cantora do Brasil de maior expressão, Elis peitou, se sujeitou a algumas coisas mas ainda assim foi uma mulher que sempre teve coragem de falar o que muitos tinham medo de falar. É certo que também mostrou que Elis não era a pessoa mais fácil do mundo de se lidar graças a uma personalidade difícil e até dramática em alguns pontos. Mas, uma coisa é certa e temos que concordar: Elis foi uma cantora que se entregou a arte duma forma nunca antes vista e ouvir suas interpretações causa isso em mim enquanto estava ouvindo esta série. 5 discos sensacionais duma mulher que ultrapassou a tudo e a todos com um jeito único de cantar. Nenhuma, eu disse NENHUMA cantora que apareceu antes ou depois dela, chegou a seus pés. Talvez algumas podem ter chego perto de seu talento como por exemplo Maysa e Angela Ro Ro ou até mesmo Cássia Eller, Marisa Monte, Sandy e sua filha Maria Rita. Mas não, nenhuma dessas citadas poderiam ser Elis. Porque para ser Elis, teria que ser o impossível. Seria como desafiar algo gigante demais.
Começando pelo disco Essa Mulher, o mesmo possui o clássico O bêbado e a equilibrista, um dos temas mais lindos do universo. Além dela temos Basta de clamares inocência, Cai dentro, Altos e baixos entre outras.
Já o disco Saudade do Brasil, temos a edição dupla completa e temas eternizados por ela de forma enriquecedora como Canção da América que ficou soberba em sua voz além das pérolas Onze fitas, Aos nossos filhos, O que foi feito deverá, entre outras.
Já Elis por Ela, temos um best of das canções escolhidas pela gravadora e mais uma vez temos Como nossos pais ( quem ouve esta música e não se emociona, algo está errado), Velha roupa colorida, Mestre sala dos mares entre outras.
Finalizando temos Elis Vive trazendo um show da cantora no Palácio do Anhembi em 79 e o que você acha? Em cada música, Elis dá um show particular de interpretação, explodindo ou mesmo cantando de forma angelical. O que ela fez em Corsário deveria ser tema de pesquisa!!!!!! Que voz é essa?!?. Imagino que ninguém imaginaria que ela fosse embora 3 anos depois. Infelizmente, como mostrado nos instantes finais do filme, Elis Regina criou um furacão do qual não conseguiu domar e acabou sendo sugada pelo furacão, perdendo sua vida de forma estúpida e sem pensar nas consequências. Ou alguém acha que ela morreu bebendo suco de laranja?  Passou a impressão que Elis vivia uma depressão devido sua incansável busca por mudanças e respostas das quais ela foi sucumbida e aquilo ficou em sua cabeça. Talvez perfeccionista demais, emotiva demais. Mas, acima de tudo, uma cantora cujo significado da palavra fazia jus quando as pessoas a ouviam e ouvem até hoje. Vou dormir de consciência tranquila e feliz. Feliz por ter esta mulher em minha discografia que se torna rica mais um pouco. Pensando bem, ouvir Elis não é para pessoas fracas. É sim para pessoas que queiram ser desafiados, prontos para algo impactante. Não foi a toa que mandei fazer minha camiseta da capa de Falso Brilhante. Não ouço Elis Regina para me aparecer ou ser "cool" entre as pessoas. Ouço porque meu gosto musical permite tal beleza, apenas isso. Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário