sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Nara Leão - Garota de Ipanema

Voltando as resenhas, um dos discos muito legais dos quais já ouvi está aqui. Lançado originalmente em 89, o álbum traz Nara fazendo versões interessantes de alguns clássicos da música brasileira. Confesso que me despertou uma curiosidade de ter algo dela graças ao filme da Elis e numa parte em que aparece Nara Leão cantando, a gaúcha com sua ironia sempre a flor da pele questiona: " é essa que é a "coqueluche" ? É certo que em ambos os casos temos duas cantoras completamente diferentes no que diz em termos de interpretação. Elis era mais intensa, Nara já fazia algo mais intimista, a chamada bossa nova. Eu sempre comentei que, nem antes nem depois tivemos alguém melhor que Elis Regina. Mas, negar o talento de Nara Leão seria muita covardia de minha parte e algo ignóbil tratar este disquinho de forma amarga. Em 16 temas algumas faixas são conhecidas como O barquinho, Garota de ipanema, Desafinado, Wave, Águas de março, Chega de saudade, O que será entre outras pérolas aqui interpretadas por uma cantora de voz doce, delicada e muito gostosa de se ouvir. Trata-se daqueles momentos em que você possui a chance de ouvir o lado mais puro e cristalino da música, sem preconceitos e regras. A única regra seria a chance de ouvir algo bonito e pensar como nossa parada musical está cada vez mais grotesca e sem valor. Ouvindo este disco e o que irei resenhar depois, tenho profunda pena de quem se ilude com pseudo cantoras sem o menor conteúdo ou de modas medonhas. Este produto que tenho em mãos e disponível para sua devida degustação não seria algo apreciável as massas manipuladas. Afinal, se grande parte dessas antas nem sequer pega em alguma obra literária, imagina qual seria a reação ao ouvir Nara Leão. Para estas pessoas, Nara Leão é ultrapassado, som de gente "velha". A verdade é que pessoas de bom gosto musical estão fadadas a extinção caso algo não seja feito. Pior, quem gosta de boa música ou mesmo quem não segue regras na hora de ouvir qualquer artista corre o risco de não ser bem interpretado por essas mesmas pessoas. Nesses dias em meu serviço, um colega de trabalho achou engraçado o fato de eu ouvir Elis Regina, chegando ao cúmulo de tirar uma onda ou melhor, achar que está tirando uma onda pelo fato de eu apreciar a gaúcha. Cheguei a dizer algo para ele mas achei melhor parar em determinado momento para não ofender. Um conselho de amigo: caso goste de uma cantora afinada, um som tranquilo naquele final de tarde, uma das ótimas pedidas pode ser este disquinho. Nara Leão me conquistou sentada num banquinho e cantando lindamente para este que vos digita. Daqui a pouquinho, Zimbo Trio. Enalteçam a CENA nacional. Música brasileira de verdade não é e nunca será um palavrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário