segunda-feira, 1 de maio de 2017

Maria Rita - O Samba em mim - Ao vivo na Lapa

Atualmente o que vemos na música brasileira é um declínio para o abismo que possa não ter volta. A música dita mainstream já acabou faz tempo se perdendo num mar de estrume aonde vemos duplas de sertanejo universiotário com letras absurdas de ruins, cantoras que não passam de um amontoado de bosta tentando fazer algo que não conseguem mas em ambos os casos vemos um bando de analfabetos funcionais indo numa onda de lavagem cerebral da qual não entendo e nunca irei entender tamanha "devoção". Pode ser discurso de gente ranzinza, conversa de tiozinho mal humorado, que seja. O que não posso é ser conivente a este lixo e ficar calado como se nada tivesse acontecendo. Estamos numa das piores situações que nosso país poderia atravessar com novas regras trabalhistas podendo jogar todo um direito conquistado no lixo feito por um governo golpista que não anda tendo a mínima pena para conosco. E mesmo assim, o que vejo são acéfalos indo a eventos de gosto duvidoso, em open bar para encher o cu de cachaça e pegar mulher cuja valorização é reduzida a -89. São essas pessoas que podem mudar o país? Isso para o governo é, sem sombra de dúvida, um prato cheio para eles votarem em qualquer coisa, inclusive em leis que podem ferrar até o acéfalo que acha legal cantar a música da moda ou querer pagar de MC. Até na faculdade, aonde seria o centro estudantil para pessoas de mente evoluída e pensante, vejo essa imbecilidade coletiva aonde alunos querem sair cedo em plena terça feira ou quando um professor pede para ler tal livro a resposta é : " não gosto de ler". São pessoas assim que irão mudar algo? Difícil, muito difícil.
Mas, ainda temos exceções em todas as áreas e sim há pessoas que não suportam viver nisso e não admitem este mar de lama. São pessoas como eu, você que lê meu blog. Essas pessoas querem sim um diferencial na vida, querem estudar, gostam de ler livros e querem ter uma vida melhor, querem ouvir música de qualidade. E música qualidade pode ser Maria Rita ou Vulcano, não importa. Com a condição que ela vá trazer algo de qualidade em seu ouvido e no seu cérebro, está valendo. Até em caras que não sou fã vejo qualidade como o rapper Criolo, que recomendo uma passada rápida.
E com este disco da Maria Rita, vi sim que temos música brasileira sendo feita e que rema totalmente contra a maré. Aqui, temos uma cantora sendo realmente uma cantora. Sim, eu sei de quem ela é filha e não gosto dela porque ela é filha da maior cantora que o mundo já teve. Aliás, tais comparações tornam-se cretinas. Ela não precisa ser Elis Regina. Elis teve sua trajetória. Maria Rita está tendo a dela e com muita classe diga-se.
Com este disco e turnê, esta maravilhosa mulher botou em prática um repertório todo calcado em sambas que ela sempre gostou e cresceu ouvindo. E aqui o samba é samba mesmo e não estes pagodes de grupelhos de cabelos engraçados e roupas bregas achando que é gringo fantasiado de palhaço. Aqui Maria faz um belo apanhado dos sambas de raiz, de quando um bom samba tinha suas letras bonitas. Confesso que se fosse nos meus 18 anos eu iria passar longe deste disco. Mas com o tempo sua cabeça amadurece e sim você passa a ter gostos diferentes e acaba buscando sons até então inimagináveis. Gostoso de ouvir, O samba em mim me fez reviver aquele show sensacional da qual tive a oportunidade de assistir na praça Mauá e pude sentir novamente todo aquele astral positivo com aquelas pessoas cantando e dançando . Temas como É corpo, é alma, é religião , Cara valente, Maltratar não é direito, Bola pra frente, Fogo no paiol, Saco cheio, E vamos à luta, Coração a batucar, Coração em desalinho, Meu samba,sim,senhor , Tá perdoado, Do fundo do nosso quintal e O homem falou são amostras de como é bom ouvir um samba. Lembro que a Marisa Monte também gravou algo assim e ficou igualmente impecável. Portanto, há sim uma luz no fim do túnel para a música nacional. Não tenho orgulho de ser brasileiro. Mas quando ouço discos assim me bate uma vontade de gostar dessa terra pois a Maria Rita não tem culpa do que temos na sociedade. Ela tenta, de forma indireta talvez, mudar isso com sua música rica e com uma voz potente, segura de que está ali para fazer o próprio brilho acender.
Recomendo a você que não quer seu filho envolvido em burrice. Comece a educá-lo agora pois pode estar deixando o país na mão de mais um idiota. Maria Rita, volte para Santos o mais rápido possível pois quero lhe ver novamente. E agradeço a Elis Regina pela filha que deixou no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário