sexta-feira, 5 de maio de 2017

Elis - Trilha sonora original do filme

Um dos filmes mais esperados por este que escreve, Elis me fez crer que esta mulher não era deste mundo nem ferrando. Desde a adolescência, sonhava em ser a melhor cantora do país. Lutou, correu atrás e, a partir dum teste numa casa de shows carioca, Elis Regina despontou para o estrelato conquistando prêmios e discos fantásticos em sua discografia rica e clássica. Mas, com o sucesso vieram também os problemas que artistas como ela teriam que enfrentar pois o sucesso cobra seu preço e o preço que Elis pagou por ser ela mesma foi caro, muito caro. Dona de um temperamento difícil, não foram poucas as vezes em que ela se via em confusões, briga com gravadora, empresários e até com seu próprio público. Era sabido que ela não fazia o mesmo set e que sempre cantava músicas novas, ao invés de mandar os hits habituais. Elis, quando questionada por não tocar os sucessos de antes ao vivo, tinha a resposta na ponta da língua: " quem quiser ouvir suas músicas favoritas que ouça os discos em casa". Logicamente que tais declarações muitas vezes não soavam muito bem aos ouvidos mais sensíveis e graças a uma de suas declarações chegou a ser interrogada pelos militares e forçada a cantar para os generais sob ameaça de tortura entre outras coisas bem "fofas" que eles faziam com quem ia contra eles. Também ouve a colheita de seus frutos merecidos graças ao espetáculo Falso Brilhante aonde Elis faria as pazes com o público em noites lotadas e disputadas. E sim, tivemos o que testemunhou 19 de janeiro de 1982: sua morte de forma desastrosa aonde a cantora cometeu a façanha de misturar cocaína com bebida, mistura essa que resultou na morte e o calar de sua voz. Tendo visto o filme 4 vezes, percebi que no filme deu a entender que a cantora estava deprimida, cujo furacão tomou-a duma forma que ela soube conter.
Esta trilha sonora não há nenhuma novidade, trazendo as músicas que tocaram durante o filme, sendo a maioria delas da própria cantora que soube como ninguém interpretar canções de compositores que nem em sonho fariam uma interpretação melhor que a dela. Você imaginaria Como nossos pais na voa do recentemente falecido Belchior? Ou Deus lhe pague com a mesma intensidade com o Chico Buarque cantando? Com certeza teríamos versões bem abaixo pois ambas as vozes dos caras que compuseram tais canções são algumas das mais pavorosas de todos os tempos....
Outras obras de arte estão aqui como a magnífica Arrastão, a ótima e feliz Cinema olympia ou mesmo nas lindíssimas Atrás da porta, Fascinação, O bêbado e a equilibrista e Aos nossos filhos aonde Elis demonstrava sua entrega a sua arte com uma interpretação de tirar lágrimas.
Músicas de outros artistas aparecem aqui como Nara Leão com Borandá, Cartola com O sol nascerá ( Cartola era fenomenal), The Supremes ( sim, grupo de Diana Ross) com In and out of love além do Som 3 e sua musicalidade espetacular em Samblues. Tudo bem que poderia tirar a chatinha O pato de Lennie Dale mas como estava no filme e sendo Lennie um dos que ficaram mais tristas com a morte da cantora, nada mais justo do que tê-lo aqui. Lennie foi o cara que ensinou Elis a tradicional dança de hélice e um dos caras que esteve com ela até os últimos instantes.
Resumindo tudo isso: sim, eu tenho todas estas músicas dela e comprar somente pela trilha poderia ser descrito como um caça níquel. Mas, a proporção emocional que tal filme me causou me fez adquirir este cd que será guardado com muito carinho pois Elis Regina não foi qualquer uma. Ela foi simplesmente Elis. Viva a verdadeira música brasileira!!!!!!! E só para fechar: esta atriz Andréia Horta é uma delícia além duma ótima atriz que soube fazer o papel com total perfeição além dos outros artistas que deram seu show a parte, principalmente o cara que interpreta Ronaldo Bôscoli.
Vejam este filme e aprendam o que é cantora de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário