sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Ed Motta - Manual Prático para festas, bailes e afins

Digo e repito e irei repetir eternamente: ouvir música é uma dádiva da qual algumas pessoas apreciam de forma bacana. Numa realidade imposta por bundas moles que não gostam de nada mas se dizem gostar de "tudo um pouco", é louvável ainda existir pessoas que apreciam música de forma apaixonada e sem a menor preocupação com meros rótulos, modas sazonais e besteiras semelhantes.
Quando um grande amigo meu do serviço me emprestou este disco do sobrinho do Tim Maia, mais conhecido como Ed Motta, trouxe ao meu lar com aquele espírito de mente aberta em ouvir este disco sem se preocupar com estilo musical. Demorei alguns dias mas entre ontem e hoje ouvi este que foi um álbum do qual terminei de ouvir surpreendido com o conteúdo musical. Ed Motta é conhecido por sua fama de mala sem alça que se acha o último biscoito do pacote musical mas que nunca chegará aos pés do seu tio. Independente disso, seu manual prático para rolar em festas, bailes e afins se saiu vitorioso. Não, não seria um item do qual estaria babando na frente de alguma loja nem o colocaria entre meus 10 discos favoritos mas o que não pude negar é que o disco é legal para caramba.
Em 16 faixas, o gordinho manda bem sua mistura de pop, soul e r&b num astral contagiante como comprovei após a primeira faixa, Daqui pro méier, que abre de forma sensacional e te dá aquela sensação de festa, de sair alegre na rua ou mesmo ficar em casa num clima bacana. Vendaval mantém o ritmo e destaco a performance vocal de Ed, o cara sabe do que faz e não cria nada sem conhecimento de causa. Fora da lei chegou a tocar bastante na época e me lembro do clip. Na época, não ligava muito mas via ali uma musicalidade nadando contra a maré do popularesco.
Outra pérola musical se traduz em Como dois cristais que possui aquele clima gostoso de noite em casa e um bom vinho com a melhor companhia que pode ter ao seu lado, uma mulher descolada e pronta para ouvir coisas engraçadas e dar muita risada.
Confesso que não o menor apreço pelo reggae mas o que consta aqui ficou legal na faixa Por você ser mais que dá um clima de paz total, muito boa.
Luna e sera, Mentiras fáceis, Falso milagre do amor entre as outras faixas do disco possuem uma elegância contagiante e indico para quem quiser ouvir algo sem a preocupação de tornar nada clássico. Todos nós temos nossos estilos preferidos. Eu sou um rocker e me orgulho imensamente de fazer parte deste mundo maravilhoso e possuir amigos sensacionais graças ao rock. Mas é necessário sair da zona de conforto e dar uma chance a pessoas e sons diferentes. Quem fica somente num único mundo está fadado a ficar somente num único ponto.
Ed Motta não virou um Bob Dylan. Mas me fez rever alguns conceitos acerca de sua música com este disco. Eu citei Bob Dylan? Hum, já dei a pista para a próxima resenha naquela sessão de artistas que me conquistaram. Ás vezes precisamos dar aquela chance não é mesmo?
Até....

Nenhum comentário:

Postar um comentário