domingo, 19 de junho de 2016

Elis Regina e Ação Direta fizeram a minha festa dia 11 de Junho.

O que você fez na véspera do dia dos namorados? Ficou no shopping pagando o mico de esperar sua namorada experimentar 456 pares de sapatos e ainda querer ir em outro lugar para experimentar mais sapatos? Ficou naquelas filas para pegar um balão em forma de coração e tomar sorvete mexicano? Ou ficou tendo que escutar um monte de reclamação chata por um monte de coisa desnecessária? E mesmo em ocasiões chatas ou felizes, saiu a foto dos pombinhos sorrindo e mensagens bonitas enaltecendo o namorado( a) e encher daquelas rashtags para fazer acreditar quem não estava contigo que você está feliz pra caramba ou eu estou enganado? Lógico que generalizar é um ato burro mas o que mais vejo nos casais de namorados é uma falsa perfeição. Hoje em dia tudo está lindo e maravilhoso depois que alguém inventou celular que tira e posta foto em tempo real.
Sinceramente eu mesmo já joguei a toalha em relação a estar com alguém para um namoro ou mesmo casamento. Sinceramente não tenho paciência para fotos fazendo biquinho, ou mesmo parar o divertimento para ficar ostentando virtualmente o que estamos fazendo. Sou e serei sempre o cara que curte um passeio maravilhoso sem precisar me exibir de nada. A vida poderia ser mais simples caso as pessoas soubessem vivê-la.... Não estou fazendo campanha contra a tecnologia. A tecnologia é maravilhosa e nos proporciona ter informações ou resolver negociações sem precisar ir para o trabalho ou estar em casa. O problema foi que, ao invés de evoluir, o ser humano está regredindo e ficando mais fechado num mundo solitário e virtual. E quando você ver uma foto aonde um casal está sorrindo veja bem atentamente: o sorriso pode ser mentiroso e só disfarça a tristeza que está passando aquele casal. E mais: já vi vários casais que simplesmente não se olhavam pois ambos estavam conectados e preocupados com quem não está ali sendo que deveriam largar o celular e curtir o bem mais precioso que existe: o amor. Quantos casais você vê se acariciando? Triste não? Pois é, eu não quero fazer parte desta patifaria. Prefiro ser solteiro porém fazendo minhas coisas sem se preocupar em registrar nada. E foi muito legal a primeira edição do Blues na praça realizado na praça Joaquim Xavier em frente a Ducati Santos aonde tivemos vendas de cervejas artesanais, a banda Dog Joe mandando um blues rock animalesco tocando clássicos do blues e do classic rock em versões espetaculares, vendas de cd´s e lp´s e amigos. Enfim, um clima sensacional!!!!! E aí um dos caras que estavam lá expondo discos e cd´s o destaque foi para Sérgio Dias que estava com artefatos com preços convidativos . E foi com ele que realizei minhas comprinhas. Vamos conferir.
Uma das coisas que eu já coloquei em mente é que aonde estou, Elis está. E não foi diferente já que adquiri 4 cd´s que não tinha e me fizeram valer estar ali. E foram: Trem Azul, um dos últimos shows dela e que gerou algumas polêmicas conforme contado no último livro da cantora. Acontece que nesta época Elis já estampava que os efeitos do vício na cocaína já tomava conta da cantora. Mesmo assim, o que ouvi foi mais uma performance impecável e a sempre entrega dela a música que cantava. Outro cd adquirido foi Elis, o mito que trata-se duma coletânea mostrando alguns dos registros da gaúcha e é chover no molhado dizer que temas como Romaria, Como nossos pais ou Águas de março são soberbos e que Elis fazia cada música uma obra prima. Outro artefato foi mais um disco dela mas com um detalhe: foi lançado pela rede Carrefour. Sim, eles mesmos. Em 95, quando ainda tinham cd´s nas prateleiras nas redes de supermercado, o Carrefour lançou este disco cujo show fazia parte do clássico show Falso Brilhante. Um detalhe emocionante foi a execução de Romaria que contou com a participação do compositor original Renato Teixeira que foi apresentado por Elis como sendo " o maior dos novatos e com um belo futuro pela frente". Dá para imaginar um negócio desses? Finalizando os cd´s da Elis tenho algumas partes do No fino da bossa, programa que contava com inúmeros convidados e ela estrelado por Elis e Jair Rodrigues na Record. Algumas participações até são legais mas outras nem tanto como Gilberto Gil que eu não consigo achar legal nem pagando um lanche no Burguer King.
Finalizando a compra em grande estilo e sem frescura tenho aqui o belíssimo disco do Ação Direta, Entre a benção e o caos de 96 e que foi lançado pela Pecúlio Records e foi produzido por Boka, baterista do igualmente emblemático Ratos de Porão. Hardcore direto, falando nas letras coisas que muito babaca universiotário fica com medo de saber mas está aí na nossa cara. Entre os destaques temos a faixa título, Fatalidades, A natureza humana ( com um toque acústico meio New Model Army), Fábrica de ilusões ( lembra do que disse antes?) entre outras.
Enfim, esse foi meu dia 11 de junho e meu dia 12 de junho foi ficar ouvindo estas maravilhas entre outras que possuo e que são uma benção para mim. Falar de música, ouvir música e sentir a música de forma emocionante que nós sentimos é algo inspirador. Isso vale mais do que selfie. Vale mais do que ficar namorando só para mostrar para os outros que namora. Pensando bem, estou descartando algumas que eu tenho vontade de tentar algo. As 3 que estou afim podem ficar tranquilas: não vou ficar "perturbando". Sou solteiro. E com orgulho. Dane-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário