sábado, 7 de abril de 2018

O Circo, Cannon of Hate, Hierarchical Punishment e Paura - Boteco do Valongo - 06/04/2018

Na música, convivemos com gerações diferentes de estilos diferentes. Em alguns aspectos, ambos os mundos conseguem entender e ou respeitar manifestações diferentes, formas diferentes de sentir a música que lhe é apresentada. Quando há o choque, ou seja, quando ambas as gerações entram em conflitos de pensamentos, nada melhor do que uma proposta para que ambos continuem no evento sem atritos e que todos curtam a noite. Um evento reunindo hardcore e metal nos anos 80 teria dado tretas, nego querendo ser o maioral com corrente e os cambal. Mas estamos em 2018 e hoje em dia acontece direto eventos de hardcore em que vários caras do metal comparecem e vice versa. Talvez pelas bandas de hardcore terem adicionadas doses vindas do metal. Não importa, o que interessa é que vi uma união bem bacana aonde todos saíram ganhando com música underground de qualidade, independente do gênero dos grupos envolvidos.
Tendo a atração principal Paura, o evento abriu com o som enérgico do Circo. Com um set curto e sem frescuras, presenciei um baita show, um trio que não deixa a desejar em momento algum e que animou bem a galera e a mim. Rodiney Assunção ( guitarra e voz), Felipe Duarte ( baixo) e Filipe Rodero ( bateria) formam a banda que se apresentaram sem Rodero na Bateria por motivos particulares mas o batera da banda que tocou ontem ( e que já fez parte da banda anteriormente) foi impecável e o show correu de forma conscientizada e bem divertida. Músicas como Bomba de gás cativaram a galera e serviu de ponte para o Cannon of Hate que igualmente fez um puta show de energia e carisma por parte dos integrantes da banda. A banda formada pelo carismático Sandro Turco nos vocais, o guitarrista Charles Mafra além da cozinha formada por Mac Gomes no baixo e Marcos Alves na bateria mostrou que música de qualidade e um espírito engajado pode ser sim uma arma forte contra tudo que vemos no dia a dia. Um set bem legal e uma galera animada foi o resumo até aqui. E esse espírito continuou quando os já experientes Hierarchical Punishment subiram ao palco mandando aquele death/grind avassalador. Falar de suas apresentações acaba sendo meio que chover no molhado porém sempre é muito bom lembrar o quão bons estes caras são e a trajetória iniciada em 95 não é e nunca foi a toa. Bagagem esta comandada por Grell, um guitarrista que sabe como ninguém tirar riffs raivosos e que com Edismon na outra guitarra acaba sendo uma dupla carregada de ótimas idéias. O baterista Luiz Carlos Louzada ( sim, ele mesmo, aquele que canta no Vulcano e no Chemical Disaster) soube mandar pancadas avassaladoras mesmo não tendo seu companheiro de cozinha, o baixista Morto, que por motivos particulares não conseguiu tocar no evento. Mas como o show não deve parar nunca, a banda foi espetacular e cativou seus espectadores com um som que mais parece uma sequência sonora do caos. O vocalista Podrão é outro show a parte com seu vocal potente e agressivo e que não necessita de muita firula discursiva. O som fala muito mais alto não é verdade? E finalizada a apresentação, eis que coube ao Paura fechar esta noite sensacional.
Já vindo duma trajetória longa, esses caras mostram o porque de possuírem o respeito dentro do universo hardcore e fãs do metal. Pense numa banda que sabe dosar ambos os estilos de forma certa, nem pra mais nem pra menos. Sinceramente, foi um show empolgante do começo ao fim. Esqueça letras pseudo revoltadas de pseudos revolucionários mpebistas. Se quer entender a realidade e fazer algo de verdade para mudar, você tem o dever de conhecer bandas iguais ao Paura e as outras que tocaram nesta noite.
Rogério, Fábio, Paulo, Claudinei e João passaram seu recado e saíram vitoriosos. Sabemos a merda que está. Sabemos que quem predomina no Brasil não é e nunca será este tipo de som. Mas, se nós nos calarmos para esta "maioria", estaremos só sendo coniventes com esta sujeira toda. Portanto, enquanto você fica reclamando de tal cantor, que tal estilo musical é ruim, faça melhor: divulgue o som que você realmente curte e despreze estas merdas todas. Parabéns as bandas e Wladimyr Cruz pelo evento e pelos serviços prestados na cena underground. Por mais noites assim. Sequem abaixo algumas fotos tiradas ontem. Obs: peço desculpas ao pessoal do Cannon of Hate pois a foto tirada por mim acabou não sendo salva por problemas em meu celular.






Nenhum comentário:

Postar um comentário