terça-feira, 24 de abril de 2018

Jimi Hendrix - Rainbow Bridge - Original Motion Picture sound track

O filme é de 72 e mostra uma turma de adolescentes que vão para um lugar bem bacana, experimentar outras coisas bacanas e lá está ele, Jimi Hendrix, tocando um som para a galera celebrar de vez a vida. Esta foi a ideia que Chuck Wein teve em mente e o filme está em partes no you tube. E desta performance saiu a tal trilha sonora que nada mais é do que mais um dos discos póstumos do guitarrista, sendo que 3 músicas constaram depois em outro disco póstumo, First Rays of the new rising sun. Independente do filme ser bom ou não ( vi um pedaço e gostei) quem acaba sendo a tração principal aqui é Hendrix em mais um belo exemplo de como este cara era criativo com uma guitarra na mão além dum baita cantor de primeira. Nas 8 faixas, temos canções mais experimentais mas todas elas sensacionais num tempo em que guitarrista tocava com prazer e não cara de nojo como toca o guitarrista do Coldplay. Você ouve a guitarra e vê Hendrix tocando. Aí você vê estes caras atuais tocando guitarra e se pergunta: o que está acontecendo? Parece soar como discurso saudosista mas a verdade é que bons guitarristas estão indo para o brejo assim como músicas como Dolly dagger, Earth blues, Room full of mirrors ou Hear my train a comin´. Fora que um filme desse rodado hoje seria controverso, uma obra que iria ferir os pseudo moralistas e deixar os "normais" politicamente corretos de cabelos em pé. É o retrato duma época em que tudo parecia tão legal sem a necessidade de telefones ou internet.
Mas não vou estender tal discurso, focando somente na música que ouvi e ainda mais no maior guitarrista que o mundo já teve na face deste planeta. Pesquise agora mesmo tanto o filme quanto este disco e viaje no melhor sentido. Trata-se duma maneira divertida de encarar a vida que nos rodeia. Arte. Só a arte pode ser melhor do que tudo. E na música temos a melhor maneira de encarar nossos problemas de peito aberto e cabeça erguida, sem medo ou receio de errar.
Li uma frase bem bacana agora no Facebook: " o segredo é deixar a música mais alta que os problemas". Que assim seja. Amém.
Capa do disco em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário