quarta-feira, 25 de abril de 2018

Avicii - Um dos resquícios de música pop boa atualmente se foram com ele.

Conforme noticiado, hoje fez 5 dias que o produtor e dj Avicii foi encontrado morto mediante causas ainda não explicadas. Suspeitas de suicídio pipocam na internet já que o sueco estava afastado dos palcos há 3 anos mediante a desilusão do mesmo com o cenário da música pop. Sim, a música pop e seus bastidores nem sempre são aqueles sorrisos ou mesmo aqueles clipes e músicas que celebram a vida, o amor e a paz entre todos. Se nas décadas anteriores o bastidor pop com empresários facínoras que mais se preocupam com lucros do que com o artista em si, atualmente temos cada vez mais produtores somente preocupados com o que vende, pouco se importando com a qualidade ou mesmo o caráter do artista em questão. E o resultado disso são artistas cada vez mais vazios musicalmente se apresentando para um público vazio e sem a menor contestação de julgar o que é melhor para eles. Sempre a música foi movida por modismos e sempre será. A diferença é que antes os artistas da moda possuíam músicas cativantes que sobreviveram ao teste do tempo e não é difícil vermos cada vez mais as pessoas indo para trás ao invés de engolir as tantas porcarias que a rádio e a televisão insistem em dizer que é "legal". Mas algumas pessoas fazem a diferença na música atual e um desses caras foi o homenageado nesta resenha. Conhecia a faixa Wake me up mas não sabia de quem era, apenas ouvia e achava legal o clima positivo que a mesma passava. Duma forma trágica, acabei recentemente indo atrás das outras faixas do cara e constei que não foi só de Wake me up que vivia Avicii. Outras faixas bem legais como Broken arrows, Dear boy, Hey brother, Lay me down, Wainting for love, Without you, You make me, Trouble, Liar liar, Ten more days, Touch me, True believer, Can´t catch me, Sunset Jesus entre outras são ótimos exemplos de como uma música pop pode ser bem construída e soar agradável até para quem não curte tal estilo. Tais canções mostram que, quando alguém vir com o papo furado de que ouve funk ou rola isso numa festa mediante a desculpa esfarrapada de que é "legal para dançar" ou me chama de "tiozão conservador e chato" que "só ouve rock" eu vou pegar e mostrar estas músicas e falar " isso sim é música para dançar". O problema das pessoas da massa justamente peca é neste dilema de que o conceito de achar o que é "bom" é mediante a opinião do lado. Nunca é a própria opinião e sim ao que a massa está ouvindo. Infelizmente, passado a comoção da morte do cara, a galera vai simplesmente esquecer do cara e estas músicas farão parte dum seleto grupo de pessoas chamadas de ultrapassadas por simplesmente ouvirem algo que " já passou".
O ditado "antes tarde do que nunca" pode e deve ser utilizado sem a menor vergonha. Vergonha eu sentiria se fosse um "fã" dessas porcarias. Pesquisar música boa ou artistas que realmente me acrescentam em algo nunca será ultrapassado e sim algo que fará muito bem a qualquer pessoa. A desilusão de Avicii só traduz algo amedrontador em nossa realidade: ou você se curva para o errado ou terá a escolha de ser engolido por um mundo cada vez mais desprovido de atitudes corretas. Quantos " Aviciis " não vemos no dia a dia? Quantos simplesmente desacreditaram na empresa aonde trabalhavam e simplesmente apertaram aquele botão do "foda-se"? Quantas pessoas, vendo a atual situação de nosso país, simplesmente partiram para vidas miseráveis, caindo no poço sem fundo das drogas e do álcool? Quantos de nós já passamos por momentos de total descrença em nossa volta seja com o marido, a esposa, o filho ingrato, o pai que simplesmente "perde contato" com o filho porque simplesmente construiu uma nova família? Quantos de nós nos vemos numa situação de profunda tristeza com a perda de entes queridos ou mesmo daquela cocker que viveu por 15 anos em seu lar? Confesso que algumas coisas escritas aqui eu fiz de propósito em citar pois são coisas assim que me faz pensar 49 milhões de vezes. Nessas horas de incertezas, é necessário nos apegarmos em coisas simples mas que ajudam em muito em nossos pensamentos. Ouvir uma mídia com 236 músicas do Donovan. Sair a tarde para ir ao CCBEU ler um livro e passar uma tarde super agradável. Andar na rua e olhar mais para as pessoas, para a beleza das mulheres ( ok, tenho sentimentos), para os cachorrinhos com seus donos, para o dia bonito e nem mexer no celular. Encontrar alguns amigos e conversar sem ter aquela pressa de ir embora logo.
E no campo musical, há razões de sobra em meu quarto para me sentir bem, não importando com o estilo musical podendo transitar tranquilamente no Donovan, na Sandy ou naquele disco do Burzum. E logicamente sempre com um bom livro em mãos já que internet é só para necessidades ou para utilidades válidas como este texto que acabo de digitar. Descanse em paz Avicii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário