sábado, 15 de setembro de 2018

Simone Ancelmo - A meus Ancestrais... Meu canto

Disco de artista daqui, uma cantora que encontra a barreira da dificuldade de se gravar um disco. Esta cantora não faz heavy metal. Simone faz um som acessível e encontra a mesma realidade: que em ambos os casos, tais seguimentos não são para muitos e sim para um público seletivo que aprecia em primeiro lugar a música. Na linguagem roqueira, ela é underground. Saiba você que toca rock independente e que reclama que seu estilo encontra a falta de apoio da grande mídia, que Simone Ancelmo possui o mesmo "problema". E olha que estamos falando duma talentosíssima cantora da verdadeira mpb, aquela que nos tempos áureos revelava qualidade e o termo popular ainda era bem utilizado sem cair no pantanoso mundo popularesco que infesta todo o mainstream atualmente. Não se espelhe nas paradas de plataformas digitais como o "spotify" pois realmente ali a coisa está de dar medo. Hoje, caso queira ouvir artistas decentes, que priorizam canções bonitas com letras idem, é necessário uma busca fora do mar de lama. Gravadoras mainstream devem ser esquecidas. Programas que "revelam talentos" então.... Você não irá encontrar a Simone Ancelmo em nenhum dos canais citados. Sim, eu sei. O tal povão prefere Anitta, Ludmilla, Toddynho, Valesca Popozuda além desses Mc´s e estas duplas sertanejas universitárias pavorosas. Mas aqui fica o recado para qualquer artista que ache impossível cativar alguém fazendo o que realmente gosta sem cair na lama fedorenta. Ouvindo este maravilhoso disco constatei que pode sim fazer música de qualidade, seja você metal ou mpb. Cada um possui o direito de ouvir o que quiser, sem discriminação. Agora, citar tais "artistas" como representantes da música nacional, esta dominação ditatorial, eu não possuo o menor dever de aceitar.
Ontem fui ver uma apresentação especial de Simone, aonde interpretou canções do repertório de Elis e Tom e pude perceber o quanto as pessoas ainda querem ouvir música boa sem apelar para o bundamolismo ou para a baixaria pura e simples. As pessoas ainda se emocionam com uma canção bonita, ainda querem cantar letras que dizem algo. E pude adquirir este disco de 2014 e já pedindo um show com este repertório pois o mesmo é grandioso e pode sim estar no hall da fama dos grandes medalhões da música popular brasileira. Algumas de sua autoria, outras com participações de outros compositores, A meus ancestrais...Meu canto possui um track list rico, aconchegante e trilha perfeita para aqueles momentos dos quais seu ouvido necessita de música calma aonde uma linda voz comanda tudo duma forma tão bela.
Das 14 faixas inclusas aqui, alguns destaques são impossíveis de esquecer como as belas Oxum, Meu canto, Janaína, Tudo mudou, Clara luz da inspiração ( revelando uma das grandes referências neste trabalho a cantora e saudosa Clara Nunes), A Mãinha ( uma homenagem a sua mãe), Sertão saudade ( lindíssima), Canto da sereia além da fabulosa Festa do meu povo.
No geral, este disco transborda aquela energia positiva da qual precisamos e é preciso cabeça aberta para escutar pois aqui não temos guitarras pesadas nem temas de rock. Aqui é a tradução fidelíssima do que representa a música brasileira em sua forma regional. Além de Clara Nunes, podemos encontrar pitadas de Cartola, Paulinho da Viola, Adoniram Barbosa, Quinteto Violado, Elis Regina entre outros e outras da música brasileira.
Ao ouvir este disco, meu leque de variedade foi ampliado e caso não seja fechado a um único estilo, pode apreciar temas belos passando longe da apelação facínora que corrompe cada vez mais ouvintes que possuem cada vez menos a sensação de se emocionar com algo aonde o que importa é a tal "música" do momento. Ótimo trabalho duma cantora que merece um pouco de sua atenção. Parabéns Simone e a todos os envolvidos neste capítulo brasileiro da música feita na cena da baixada.
Acredite. Pois é acreditando que alguma mudança pode ser feita. E não deixe de ver alguma apresentação desta cantora de jeito nenhum!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário