terça-feira, 4 de setembro de 2018

Nando Bassetto - Retalhado

O que seria da vida sem surpresas ? Não que aqui alguém duvide do talento dos músicos envolvidos, pelo contrário. Nando é um dos melhores guitarristas da região e do Brasil e pessoas como Mauro Hector e Marcus Wood não ficam atrás no quesito talento e criatividade. E músicos do calibre de Vini Cesar, Enrico Bagnato ( A sea of leaves e Som Três), Marinho Farias entre outros comprovam que temos talentos incríveis, músicos fantásticos que não precisam provar nada para ninguém. Mas ao ouvir Retalhado ( não informa o ano que foi lançado), percebi o quanto um guitarrista pode ser bom sem cair nas armadilhas que alguns acabam caindo como tocar mil notas por segundo e pirulitagens sem sentido. Nando imprime um ótimo gosto nas 11 faixas do disco com muito feeling e melodias bem apropriadas para um momento de prazer musical. Rotular este disco acaba sendo um objetivo inatingível já que torna-se dificultoso encontrar um estilo definido. Mas facilmente irá encontrar muita musicalidade e um cara que sabe muito bem o que faz. Hoje abre o disco numa pegada meio surf music, bem legal mesmo. Saturno beat vem na sequência numa pegada rocker maravilhosa, um clima meio Satriani revisitado aonde as guitarras dão aquele gosto robusto e revigorante. Bipolar é meio reggae com aquele instrumental lembrando o saudoso Charlie Brown Jr., ou seja, aquele clima de final de semana de tempo ensolarado e de gente legal e bonita na rua sem se preocupar com estereótipos ou diferenças em geral. Hezbollahdo mantém o groove num ataque guitarrístico de fazer alguns virtuoses ficarem babando e a lindíssima Mais um dia vem numa sequência arrebatadora.
Quem se acha normal é a próxima e mais uma bela faixa vem aos meus ouvidos que já estão delirando com o disco que ainda consta com Recordação ( brilhante participação de Mauro Hector), Sem segredo, Rejunte, Thiagueira´s groove e que fecha com a Hora do rush numa final eletrizante com direito a participação de Marcus Wood que chegou a tocar no Cajamanga e no lendário Carnal Desire. Este disco foi uma parceria de Nando com Lee Luthier e gravado no Play Rec studios. Mas o que ficou aqui registrado foi um dos melhores momentos musicais que alguém pode ter direito. Um disco recomendado para guitarristas e para quem não curte muito disco instrumental pode ser uma ótima forma de usufruir de tal proposta sem abrir a boca de sono.
Vale lembrar que Nando Bassetto é guitarrista do igualmente ótimo Garage Fuzz e atuante em inúmeros projetos. Guitarrista mas sem colocar o ego acima de tudo. Esse cara chama-se Nando Bassetto. Parabéns pelo ótimo disco!!!!!!!!! Falar o que de um cara que veio daquela geração do hard rock santista como Last Jocker e Mr. Green ? Ouça!!!!

2 comentários: