segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Odair José - 20 super sucessos dum cara que tinha ( e tem) muito a oferecer.

Hoje ao passar na Renault meu amigo e grande pessoa chamada Mauro Pinheiro Cruz me presenteou com este disco. Uma coletânea contendo 20 músicas do tal "brega" Odair José. Se eu estivesse com 17 anos, quando o máximo de meu ecletismo admitia Madonna e outros pops internacionais, eu teria recusado com todas as forças tal presente. Para um cara que queria ouvir só Nirvana, Guns n´Roses, Metallica, Sepultura, Ratos de Porão entre outros, seria um verdadeiro ato suicida ouvir um disco do Odair José. Mas o tempo passa e passa também o radicalismo que temos dentro de nós. E a vontade de sempre descobrir algo até então intocável acaba vencendo a barreira do preconceito musical que teríamos quando mais novos. E este cara me cativou da primeira a última faixa deste cd. E o que eu ouvi não foi nada brega ou mesmo fora de linha. É certo que o som soa meio datado em determinados momentos mas acaba sendo bem pouco pois o que escutei foi uma música de qualidade, verdadeiramente popular porém sem descambar para a baixaria ou mesmo que soe rala. O mais engraçado de tudo é que o Roberto Carlos na jovem guarda fazia a mesma coisa e foi taxado de Rei. Claro que Roberto possui muita coisa excelente desta época mas ouvindo o Odair José, percebe-se uma certa dose de preconceito ao julgar o som do cara. Talvez por não ser tão descolado ou mesmo por sua voz com aquela veia popular demais para os então jovens que estavam dançando ao som da Jovem Guarda, Beatles, Elvis entre outros artistas atuais para a época. É certo que suas músicas lembram aquela ida ao boteco aonde na jukebox acaba rolando faixas como Vou tirar você desse lugar, Você nasceu prá mim, É imenso o meu amor por você entre as outras maravilhas constadas aqui. Tire esse estigma de "música de empregada" quando falar de Odair pois o cara possuía uma qualidade absurda. Ouvindo atentamente percebi sim um instrumental refinado como mostra a faixa Sua cartinha ou mesmo em Se eu tivesse você.
Ao terminar de ouvir o disco, pude comprovar o quão legal foi ouvi-lo e para os que acham ser "música de velho" ou mesmo as pessoas que ainda insistem com o argumento de " você é roqueiro e ouve isso"um conselho: sim, sou roqueiro, não irei renegar de onde vim e continuo sendo. Mas ser roqueiro não é empecilho para curtir algo fora do ambiente rocker. Quem pensa assim não sabe o que perde sendo mente fechada. Uma das regras do rock é a liberdade. Sendo assim, impor que não posso ouvir Slayer e Odair José chama-se proibição.... ou censura? Posso sim ser roqueiro e ouvir outros estilos musicais até porque a música é muito ampla para ficar num só seguimento. Para encerrar, de acordo com o relato do mesmo Mauro, houve um episódio clássico do cantor: um repórter, ao questioná-lo por ser um cantor brega, levou uma resposta de Odair: " você acha que eu sou brega? vou me achar brega no dia que gente como Paul McCartney ou Neil Young dizerem que eu sou brega." Preciso dizer mais algo? Antes ouvir Odair José do que entupir meu ouvido com sertanejo universiotário, o axé pegador ou mesmo o funk surubento. Obrigado Mauro!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário