quarta-feira, 4 de julho de 2018

O legado do Guns n´Roses veio para ficar.

Aproveitando o relançamento do disco Appetite for Destruction e ouvindo um bootleg de 88, algumas palavras do que foi esta banda em minha vida. Quando o Guns surgiu na minha vida, eu era um jovem descobrindo aos poucos a música e o rock no final dos anos 80 e começo dos 90 e ouvia com minha mãe os discos dela num desses finais de tarde lá no canal 7. Logicamente que o lp dos Beatles e a fita k7 original do U2, o maravilhoso The Joshua Tree me fizeram entender um pouco o que era rock e se não fosse por isso e se não fosse pela minha mãe talvez hoje seria mais um nesta manada de burros que a mídia conduz a céu aberto para gringo ver. Mas não, nadei contra esta maré e fui além do que é somente ouvir música. Porque consumir música não é só ouvir. É sentir aquele som duma maneira única, emocionante, impactante e quando minha mãe chegou em casa com este disco de presente foi meu achado, aquele tempo do qual ganhar um disco era algo tão importante já que não tinha grana própria para comprar e me salvava gravando fitas ouvindo rádio. É certo que o Guns pegou mesmo ao mainstream graças a lindíssima e até hoje interessante de se ouvir Sweet child o mine. Mas o impacto que me fez fã destes caras foi quando aquele clip de Welcome to the jungle ao vivo no Ritz naquele especial para a MTV. Quando vi Axl Rose com aquela voz bradando a tal letra, pensei: " porra, isso é rock". Aí você tinha um guitar hero chamado Slash que, por mais que muitos achem o contrário, eu o considero um dos melhores guitarristas de todos os tempos. Heresia ou não, se nos anos 70 o rock teve Jimmy Page, a minha geração teve o privilégio de ter Slash. E no outro canto Izzy Stradlin ( guitarra base) e Duff McKagan ( baixo) faziam o backing vocal e Steve Adler na bateria mantinha a banda segura no palco.
Quem ousa ignorar ou mesmo tentar apagar a banda da história com discursos radicais chegando ao cúmulo em blasfemar que Guns não é rock saiba duma coisa : Guns n´Roses é rock sim meu amigo, minha amiga radical. E o legado que estes caras irão deixar no planeta será eterno. Eu entendo e respeito o gosto de quem não aprecia a banda. Agora, além de não gostar, querer forçar um "esquecimento" duma força tão grande como esta é o mesmo que tentar driblar um monstro invencível. Tanto o Appetite quanto seus criadores sempre serão lembrados e a renovação diária de fãs da banda só traduz visualmente o que estou falando. E além das citadas, temos outras faixas tão espetaculares quanto ou vai me dizer que faixas como It´s so easy, Nightrain, Mr. Brownstone, Out ta get me, My Michelle, Rocket queen, Anything goes ou a lindíssima e esquecida Think about you não representam em nada? Só sendo meio surdo e não entender nada de música para provar ao contrário.
Em várias versões, Appetite for Destruction teve sua merecida obra relançada e sim, estamos falando de um dos melhores álbuns de estréia duma banda e o que fez a grande maioria que hoje ouve rock conhecer uma banda que não possuía rebeldia fabricada como vemos em "bad boys" como Justin Bieber e cia. Aquilo que você via era real, os caras comeram o pão que o Diabo amassou, dormiram em chão gelado, dividiram apartamento fedendo, passaram fome e foi sim um caminho árduo até chegarem no topo. A história do Guns merecia ser contada em palestras de como atingir objetivos. Trata-se duma história de superação que muito palestrante não sentiu na pele. E se o Guns é o que é e se tornou uma lenda mundial foi graças a contribuição de cada um em fazer o seu melhor, como numa equipe. E claro que nesta equipe ou em qualquer uma, para chegar lá é preciso sim dum líder e Axl Rose mostrou que sim, a banda poderia chegar lá sendo eles mesmos. Perigosos mas acima de tudo com personalidade própria e sem máscaras. Não a máscara do Kiss ( outra lição de vida) mas aquela máscara que a indústria musical possui hoje aonde "artistas " cada vez mais plásticos são seguidos por "fãs" plásticos. Um brinde ao rock quando este tinha integrantes roqueiros fazendo o que curtiam fazer. Um brinde a esta lenda chamada Guns n´ Roses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário