sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Tosco - Revanche

Enfim chegou em minhas mãos mais um ótimo disco lançado por aqui. Não iremos entrar em questões de ouvir bandas nacionais ou gringas, a questão é o quão bom pode ser um artista independente de região ou país. E o Tosco não precisa desse tipo de discurso pró banda nacional pois a garra aqui emitida a todos fala muito mais alto. Neste ótimo álbum de estréia a banda simplesmente arregaçou numa fusão fantástica aonde o thrash metal une forças ao hardcore e porque não uma dose punk e gera um dos discos mais legais que já escutei em tempos. Formado por um super elenco, Revanche fala a nossa língua transmitindo uma mensagem direta e reta, sem frescuras ou aparos. Osvaldo Fernandez aqui é o vocalista, letrista e porta voz da contestação feita de forma forte mas com embasamento necessário. O cara está aí na cena há um bom tempo e já passou por outras bandas bem legais da região como o One Broken Finger e o Repulsão Explícita e não seria diferente sua atitude aqui. Ricardo Lima é o guitarrista e um ' riffeiro' de mão cheia e inspiração elevada a potência máxima. A guitarra é pesada, densa e mostra para muitos o que é fazer um riff. E não precisamos citar que este moço toca no Chemical Disaster além de passagens no já citado Repulsão e Vetor, entre outros projetos. O baixista Anderson Cesarini faz bem a cozinha com um som de baixo bem ao estilo Rex Brown ( Pantera) no sentido de não deixar o som vazio pelo fato de ter somente uma guitarra cuja prova foi no show que assisti no Dakota, muito foda. E lógico Paulo Mariz, baterista e um dos caras mais competentes no instrumento. Tendo passagens em bandas como Infector, Killmister, Sacred Curse além do excelente projeto Cosmic Games com seu irmão em cada projeto temos um puta batera.
Paulo Mariz, Ricardo Lima, Osvaldo Fernandez e Anderson Casarini 
E com um time desses o que nos resta? Nos resta esquecermos um pouco os problemas e refletirmos o quão de bom fazemos na sociedade. Nos 10 sons próprios, temos já alguns clássicos e uma delas já nasceu assim no momento em que ouvi: Cala a boca Globo. Quem nunca quis mandar a Globo calar a boca? Detentora de uma das emissoras mais populistas do universo, esta emissora possui um sistema sujo, canalha e a fácil manipulação duma sociedade cada vez mais emburrecida. Mas, além da letra de cunho importantíssimo, temos um som pesado e enérgico. Outra sonzera de muito respeito é Amigo seu cuja letra relata a dor da perda de algum amigo seu. Não importa de que jeito seu amigo se foi. Esta vida, este sistema sufocante do qual fazemos parte não é fácil viver e muitas vezes nosso cérebro nos faz praticar atos dos quais outras pessoas jamais entenderão mas que acaba sendo o único meio da pessoa se libertar da dor que está sentindo. Pensei aqui em alguns nomes que nos deixaram. É como dizia o Chorão numa letras de sua banda " não deixe o mar te engolir". Ele e tantos outros se deixaram serem engolidos pelo mar e agora são lembranças e saudades imensas.
Outra que se destaca é O Trump quer que se foda que vale a pena escutar o peso emanado aqui além da letra mais do que direta. A faixa que gerou o primeiro clip da banda, Cenário de chacina, é outra pedrada certeira e uma atuação vocal de tirar o fôlego além do instrumental afiado. Soberba, Temos o que Temer, DNA, Mercadores da morte, Sinceridade agressiva e Saúde falida completam o track list que ainda contém um ótimo cover do Sacred Reich de bônus.
E o resultado desse trabalho já é sentido. Os caras recentemente tocaram com o Attômica e se preparam para a abertura no show do CJ Ramone aqui em Santos. E neste intervalo ainda rendeu a participação da banda no programa Pegadas de Andreas Kisser, programa do guitarrista do Sepultura com seu filho Yohan na 89 fm e no programa virtual de Paulinho Heavy no you tube. E dependendo da garra desses caras além de Revanche, muitas coisas ainda irão acontecer com o Tosco.
Parabéns a este disco belíssimo e que o Tosco produza muito mais pois precisamos de cultura. Aqui não é possuído um lado e sim um comprometimento para com todos os seres pensantes deste planeta. Agora que seria maravilhoso ver o Tosco tocando Cala a boca Globo no programa da Fátima Bernardes com direito a cara de "embaraço" da linda apresentadora assim como os convidados globais ah isso eu pagaria para ver e rir muito. Que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário