quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Frank Zappa - Sheik Yerbouti

Enfim, uma obra deste gênio chega em minhas mãos e já iniciando em grande estilo. Zappa é um gênio e sendo louco ou não, uma coisa é certa: o cara teve as manhas de criar uma música engraçada, criativa, contestadora e de ótimo gosto. Gravado em 79, Sheik Yerbouti é uma obra prima criativa e muito bem humorada. Conhecido como um ser sarcástico, Zappa ou Mister Z não poupava ninguém e sempre tirou uma onda de alguns acontecimentos seja na política ou na música. Hoje em dia temos aquela coisa das pessoas acharem que qualquer pessoa que nade contra os pensamentos boçais da massa seja taxada de louca. Garanto que muitos desses imbecis da geração dedinho para cima não iam entender a piada do Zappa e iam chamar o cara de louco, racista, pedófilo, homofóbico entre outras acusações que viraram modinha falar.
Dividido em 18 temas " ao vivo", o sarcasmo já é iniciado quando falam que as gravações são ao vivo. Todas as músicas são creditadas ao vivo. Porém todas elas são contidas as mensagens : " overdubs : lot!!!! ". Ou seja, nosso mestre já começa brincalhão. Ouvindo as músicas percebemos sua maneira peculiar de tirar uma onda em alguns artistas consagrados como ele fez com muita maestria imitando Bob Dylan na faixa Flakes. Confesso que dei risadas ao ouvir um Zappa encarnando Dylan inclusive na gaita mal tocada de propósito. Cômico!!!!
Outras faixas brilhantes estão aqui como por exemplo Broken hearts are for assholes, I´m so cute, Bobby Brown goes down, Rubber shirt, ou no final épico em Yo´mama com mais de 12 minutos de pura viagem cujo um gênio do quilate de Zappa sabia fazer tão bem.
Algumas pessoas nascem para ser apenas pessoas normais. Outras para serem apenas loucas e geniais. Se alguém chegar em você e dizer que é normal, duvide. No meu caso, prefiro os loucos e geniais pois são esses em que confio e prefiro perto de mim. E com certeza Frank Zappa seria um daqueles caras dos quais adoraria passar uma tarde na Blaster para conversar sobre várias coisas. Aqui ele apenas conversa através de sua obra um tanto difícil em algumas horas mas que funciona a fugir desta mesmice ou mesmo da imbecilidade que assola nossa sociedade cada vez mais levada para um abismo de burros. Obrigado Frank Zappa por me manter ileso a este oceano de estrumes.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário