quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Shakira - Greatest Hits

Resultado de imagem para shakira fotos
No momento em que estava bolando um texto sobre a situação da música pop atualmente, me veio este ótimo Greatest Hits da colombiana Shakira. Você já reparou o quão rala está a música mainstream? E seria imensamente fácil descrevermos o panorama caótico da música aqui no Brasil aonde lixos tóxicos fazem sucesso da noite pro dia com uma música cada vez mais preocupada em gerar 'likes' ou mesmo uma geração cada vez mais estúpida e desprovida de qualquer noção de ser ridículo. Como vi num vídeo no you tube, um comentarista da Jovem Pan especificou que a música pop antigamente tinha algo a mostrar, era mais profunda e despertava algo emocional no ouvinte. Hoje me gera uma certa vergonha alheia quando constato que a música perdeu este sentimento e o que importava ( a música) foi para o brejo e deu lugar a dançarinos e todo um clima de circo. Confesso que nem perdi meu tempo assistindo o Grammy mas um grande amigo meu me mandou um vídeo duma apresentação de uma tal de Cardi B. Antes que você faça a poética pergunta  " que porra é essa?" saiba que esta foi a minha reação quando vi o tal vídeo. Meu amigo roqueiro radical, se você achava a Shakira algo ruim e faixas como Estoy aqui, Un poco de amor, Donde estás corazón, Ciega, sordomuda, Ojos asi entre outras desta coletânea vai passar a amar toda e qualquer música da colombiana assim que tiver o mesmo desprazer que o meu ao ver a tal Cardi B. Juro, a música pop está acabada de vez. Ainda que cantoras veteranas continuem na ativa, a nova geração de cantoras mostra que o futuro da música pop está condenado a permanecer na masmorra da imbecilidade e sem a menor esperança de salvação. E podem começar a rezar pois algumas das veteranas estão com no mínimo 30 anos de carreira. Ok, o rock não anda lá muito bem mas ainda assim sempre ouço alguma banda nova muito legal surgindo que não terá a mesma magia que os medalhões tiveram mas independente de serem ou não clássicas as bandas de hoje fazem algo bem bacana e com consistência ao contrária dessas novas queridinhas descartáveis do pop.
A mesma sensação eu sinto quando escuto hoje em dia Rouge, Kelly Key, Ivete Sangalo e lembro como se fosse hoje meus amigos chocados ao saberem que eu gostava dessas cantoras. Pois bem, olhando o panorama de hoje, a Kelly Key daria uma surra nesta Cardi B assim como a Wanessa Camargo seria a grande aposta, bem melhor que a tal cantora do vídeo.
E falando em Shakira, não foi a toa que a mesma conseguiu chegar aonde chegou. Sua voz única e cantando em espanhol conseguiu driblar o preconceito de muitos quanto a cantoras latinas com algo impactante e cheia de emoção.
Não quero encarnar o tiozão ranzinza e conservador mas não posso ver o que vejo e ficar calado. Vemos pelo lado também de que o público emburreceu bastante, ficou fácil para empresários/produtores picaretas faturarem encima desta galera aonde o discernimento passa longe, muito longe. Não sou ranzinza nem conservador já que acompanho pessoas de extremo talento hoje em dia que não estão mais na televisão, nem no rádio nem ganhando Grammys. Saudades de quando tínhamos uma parada musical cheia de talentos e dum público cheio de vida que sentia de verdade o poder da música em suas vidas. Aguardem cenas do próximo capítulo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário