terça-feira, 10 de outubro de 2017

Ramones - Pleasant Dreams

Hoje o disco a ser retratado é duma banda que sempre foi acusada de sempre fazer " a mesma coisa". Lançado em 81, Pleasant Dreams é um baita disco de rock n´roll e, pasmem, variado. Além disso, os Ramones sempre apostaram numa fórmula que aqui dá muito certo: de não precisar muito para algo sensacional. Explicando melhor, não temos o cantor mais técnico do mundo assim como não possuíam o melhor guitarrista da história ou mesmo a cozinha mais extraordinária da galáxia. E quem disse que precisamos disso para formar uma das melhores bandas da história? E garanto que Joey Ramone ( vocal), Johnny Ramone ( guitarra) Dee Dee Ramone ( baixo) e Marky Ramone ( bateria) nunca se importaram em estar nas listas mais cobiçadas em cada função executada. O Dream Theater possuem músicos muito mais técnicos mas nunca conseguiram compor nenhuma canção na mesma emoção que estes camaradas fizeram em qualquer um de seus discos. Os Ramones não precisaram conhecer escalas ou tocarem em escolas de música. Eles APENAS gravaram alguns dos melhores discos de rock. Suas canções eram bonitas, alegres. Tinha algum peso sim além de alguma contestação. Mas, o legal dos Ramones era a vibe passada nas músicas como sendo um grito entalado em cada fã que os ouvia, verdadeiros representantes duma juventude rocker. E aqui temos algumas delas e as 12 faixas aqui são daquelas exemplificações de alegria e orgulho por fazer parte deste mundo tão sensacional que é o mundo do rock.
O disco abre com a poética We want the airwaves, um hino para aqueles que se sentem doentes por fazer parte duma sociedade em que ser cretino é ser o cara, ter moral. Mas, ao mesmo tempo que há esta contestação, há também uma letra linda e uma melodia vinda para deixar meu quarto positivo e abençoado. All´s quiet on the eastern front mantém a pegada enquanto que The kkk took my baby away mostra que o punk rock pode sim ter melodia comandadas por um vocalista que sabia como ninguém interpretar cada canção como sendo a última, um verdadeiro frontman. Don´t go, You sound like you´re sick além de It´s not my place ( in the 9 to 5 world), She´s a sensation ( ótimas vocalizações), 7-11, You didn´t mean anything to me, Come on now, This business is killing me ( corporativismo...) e o grand finalle com Sitting in my room formam juntamente com as citadas logo no início da resenha um baita disco que, por preconceito ou por não ser da fase "clássica", pode estar sendo ignorado de forma muito injustiçada de sua parte.
Aqui ele me fez mais feliz além de me tirar alguns pensamentos ruins da cabeça. Uma chance a Pleasant Dreams merece ser dada agora mesmo e terá um baita disco de rock caso sua mente seja aberta sem radicalismo ou julgamentos infundados. E sabe qual o maior mérito desses caras? Eles nunca foram unidos ( Joey e Johnny nesta época não se falavam) mas quando subiam ao palco ou quando se reuniam para gravar um disco, a química estava sempre lá. Me lembro duma frase dita pelo meu ex encarregado na Copersucar quando alguns "companheiros " de trabalho foram questionar minha força na sacaria e serve perfeitamente aos Ramones: " ele pode não ser o mais forte mas sempre que pedimos para fazer algo ele faz enquanto muitos de vocês fogem ou enrolam no trabalho". Moral da história: não basta ser o melhor. Apenas faça a sua parte de forma honesta e de forma correta.
Obrigado Ramones!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário